Um belíssimo castelo, no interior da Baia de Guanabara, é cenário de história cultura e muito charme. Vem conferir esse passeio?

 

A Ilha Fiscal, anteriormente conhecida como Iha dos Ratos, é hoje uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro. Localizada no interior da Baía de Guanabara e de frente para o Centro do Rio de Janeiro, o castelo é um passeio perfeito, pois integra muita cultura, história, arte e uma arquitetura sem igual.

 

A Ilha fiscal já foi porto da guarda fiscal, atendendo o porto do antigo império, já foi cenário e palco do último Baile, um evento deslumbrante e marcante da alta sociedade antes da proclamação da república, e hoje faz parte do Museu Histórico e Cultural da Marinha do Brasil.

 

A Ilha Fiscal continua sendo um elo entre o presente e o passado para a nação brasileira, um marco da transição Império/ República, que é estampado até hoje nos símbolos, vitrais, construção e arquitetura do castelinho.

 

O acesso para a Ilha Fiscal é realizado por meio de embarcação, mas por motivos técnicos ou climáticos, no seu impedimento, pode ser em micro-ônibus ou vans. Em ambos os tipos de acesso, pelo mar ou pela terra, o tempo de deslocamento é de vinte minutos aproximadamente.

 

A visitação é guiada, o que achamos um ponto muito importante para entender melhor a história do local. Os guias são muito atenciosos demonstrando muito conhecimento técnico e histórico, transmitindo as informações de maneira bem didática e agradável.

 

A visitação tem duração de uma hora e quarenta e cinco minutos, aproximadamente, incluindo tempo de deslocamento de ida e volta. Após o passeio guiado, eles disponibilizam um tempo para você passear livremente e registrar as suas fotos.

 

Além da Ilha Fiscal, os visitantes podem explorar o Espaço Cultural da Marinha e viver a experência de embarcar no submarino e museu Riachuelo, Helicóptero Sea King, Aeronave de ataque, carro de combate cascavél, entre outras atividades e esposições.

 

O Nau dos Descobrimentos é um dos atrativos do Espaço Cultural da Marinha, pois é considerado um navio-museu. Este Nau é uma réplica da embarcação utilizada por Pedro Álvares Cabral. É muito interessante conhecer e imaginar como era, na época, navegar em uma embarcação como esta.

 

Além de toda a história e cultura que a embarcação carrega, a vista é belíssima. Vale a pena a visita, pois é um passeio para toda família. Tenho certeza que a criançada vai adorar!! Outra atração bem interessante do Espaço Cultural da Marinha é o Submarino Museu Riachuelo. Sem dúvidas, entrar no submarino e ver de perto como é uma vida abordo é uma experiência inesquecível.

 

Ao contrário do que muitos pensam, o ambiente não é claustrofóbico, pois há muitos ares condicionados. Os únicos empasses podem ser as escadas de entrada e saída e as passagens para os diferentes ambientes.

 

No dia que fomos, tinham muitas crianças e, até mesmo,  senhoras da terceira idade aproveitando o passeio, então força na coluna e nas canelas e se joga na aventura.

 

Os ingressos podem ser adquiridos na entrada do museu (aceita cartão de débito, crédito ou dinheiro)  ou pela Internet no endereço: https://www.marinha.mil.br/dphdm/ilha-fiscal.

 

O espaço da Marinha funciona para visitação de quinta-feira a domingo, os passeios são organizados entre 12h45, 14h15 e 15h30. As tarifas dos ingressos variam em R$ 42 a entrada inteira e R$ 21 a meia entrada, que contempla a visitação no museu e na Ilha Fiscal, com o translado. Quer saber mais da experiência? Acompanhe nosso vídeo.

 

Acompanhe mais dicas no Instagram @lemosviajantes.